Evite essas 5 práticas na hora de adestrar seu cão

O sonho de todo dono de pet é conseguir treinar e adestrar o companheiro de quatro patas sem dores de cabeça. Além de evitar problemas e até constrangimentos, um pet adestrado também está mais preparado para reagir melhor em situações imprevistas. E para alcançar isso, muitos optam por práticas caseiras para conseguir treinar seu cão.

No entanto, com soluções feitas em casa, vem os cuidados redobrados. Sem a opinião e o acompanhamento de um profissional, a responsabilidade de fazer os treinos é ainda maior. Por isso, trouxemos hoje cinco práticas que devem ser evitadas no adestramento de seu cachorro.

Tentar resolver todos os problemas de uma só vez

Adestramento leva tempo, e muita paciência. Não acredite em práticas que prometem mudar o comportamento de seu cãozinho de uma hora para a outra, pois é pura ilusão. Você terá que criar uma rotina tal qual seria qualquer outro processo de aprendizado.

Também não tente ensinar diversas coisas ao mesmo tempo, pois também será prejudicial para o animal. Se para nós já é estressante tentarmos aprender muitas coisas em sequência, imagine para os cães. Por isso, vá com calma e poupe seu pet de traumas que podem inclusive piorar o comportamento dele.

Usar a força no adestramento

Força bruta jamais deve ser o meio para ensinar algo a alguém. Isso vale tanto para nós, pessoas, quanto para animais. Por isso, desencorajamos aqueles que acreditam precisar bater em cães para adestrá-los.

Uma das práticas mais comuns que utilizam de força é o uso de enforcadores ou guias que machucam o pet. Aqui na Ridelf você encontra opções que respeitam a anatomia do cachorro, e recomendamos conhecer a linha Power, que possui uma tecnologia de redução de impacto, que ameniza os puxões e ajuda nos treinamentos de cães mais agitados.

Clique aqui para conhecer a linha de passeio da Ridelf.

Guias com redução de impacto são ideais para cães que puxam muito

Castigar o pet com violência

Assim como usar violência em práticas é errado, usar ela como castigo é igualmente não recomendado. As consequências do uso de violência são terríveis e dificilmente reversíveis.

Em cães, a punição com agressões gera apenas medo e, por vezes, estimula um comportamento ainda mais instável e feroz do animal. No entanto, através de recompensas e demonstrações de carinho, ele consegue entender o que fez de certo e busca repetir. 

Gritar e culpar o cachorro

Reforçando o ponto anterior, gritos também são formas de agressão para os cães, uma vez que eles não interpretam como uma forma de correção. Se você ver que seu pet não está aprendendo o seu método, é mais útil rever suas práticas do que gritar na esperança de que vá mudar a forma que seu cachorro está entendendo a lição.

Mantenha sempre a tranquilidade e a paciência, pois isso sim irá inspirar reações positivas em seu cãozinho. O tom de voz é fundamental para haver uma troca de intenções entre tutor e cachorro, então se você quer que ele fique calmo e obedeça, fale de forma calma e veja que será mais fácil usando as técnicas corretas.

Más práticas podem deixar o cachorro assustado e abalado
Más práticas podem deixar o cachorro assustado e abalado

Não ser claro ao dar ordens

Não tente pular etapas e acreditar que seu cão poderá entender qualquer coisa rapidamente. Comece do básico, com comandos básicos e palavras de simples compreensão. Gradualmente, progrida sempre que ver que seu pet já estiver realmente acostumado com o grau de instrução que vinha sendo treinado.

Assim você poderá ir de “senta” para “quem é um bom menino?” com naturalidade. Respeite o tempo de seu pet e estimule-o da forma correta, com recompensar e afeto. Isso irá manter a atenção e o interesse dele em aprender, e logo poderá realmente estar lhe obedecendo.

Existem sim muitos segredos na hora de treinar o seu cãozinho, mas é fundamental ter toda a paciência a dedicação para desvendá-los. Por isso, estaremos sempre trazendo dicas para ajudar você e seu pet a encontrarem as práticas mais recomendadas no adestramento.

E nossas portas ficam sempre abertas em nossa loja virtual para você recompensar seu peludinho com presentes do tamanho do esforço de vocês em transformá-lo em um cãozinho bem educado. Assim como ajudamos nas boas práticas, ajudamos com um bom descanso e bons passeios também! Conheça nossos produtos, compre na loja da Ridelf e receba em sua casa!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s