Recall: você sabe a importância desse comando? Ensine agora!

Você sabia que existe um comando que pode salvar a vida de seu cachorro? Isso mesmo! Esse comando é chamado de recall, e ele basicamente trata de ordenar seu cão a retornar até você, ou um local de segurança que você tenha ensinado.

Além de aumentar o grau de obediência de seu pet, o recall vai aumentar a segurança de seu cãozinho na rua, uma vez que ele saberá para onde ir em uma situação de emergência. Um exemplo de como esse comando pode ser usado é no filme “A Caminho de Casa”, onde a cachorrinha Bella deveria voltar para casa ao comando de seu dono, e ele usa isso quando a carrocinha aparece para tentar capturá-la.

Independente da situação, é importante que, desde os primeiros ensinamentos, seu cãozinho saiba obedecer comandos de recall, seja voltando para você ou para casa, ou até mesmo um outro lugar no qual ele esteja acostumado.

Como treinar o recall com seu cachorro

Existem etapas que podem ser seguidas para tornar o treinamento desse comando mais fácil. Além disso, podemos mencionar dicas que vão ajudar a obter melhores resultados durante os treinos. Dentre elas, as mais importantes e valiosas são:

  • Foco: mantenha seu cãozinho focado durante o treino, compreendendo suas intenções e sem dispersar por qualquer motivo.
  • Clareza: conseguir se comunicar com seu cachorro não é fácil, mas ele entende melhor quando você é objetivo e direto no que você quer expressar.
  • Tom de voz: é através do seu tom de voz que você demonstra o que sente e o que pretende, mas gritar apenas confunde o animal, uma vez que ele irá misturar as associações entre o comando e a tonalidade;

Sabendo disso, você agora precisa começar seus treinos com as etapas mais simples, que mencionaremos a seguir.

Treino da caminhada

Um dos primeiros treinos começa com caminhadas, mantendo seu pet junto a si pela guia e coleira/peitoral. Para cães mais agitados e impulsivos, a linha de guias Power da Ridelf é uma solução perfeita. Isso pois seu tecido apresenta alta resistência e é composto com uma tecnologia redutora de impactos, auxiliando o controle sob cãezinhos que gostam de puxar.

Nesse treino, você vai começar a acostumá-lo com a sua palavra de comando escolhida. Pode ser “vem”, “aqui”, “volta”, ou qualquer uma que preferir e que não gere confusão em seu pet. Ela deve ser curta, fácil de entender e que possa ser usada em situações específicas.

Caminhando com ele, você vai usar a guia para puxar seu cãozinho na sua direção sempre que você disser a palavra. É importante que ele esteja prestando atenção, para poder associar o momento em que ele está longe, a palavra dita e o que ele está fazendo (se aproximando de você).

Treino de recall durante passeios
Treinar seu pet durante caminhadas é importantes

Treino do “fica” e “vem”

Quando você notar que ele já está vindo em sua direção sem precisar puxar pela guia, você pode dar o próximo passo: ensinar a ficar. Esse comando será útil especialmente para os treinamentos, uma vez que vai permitir que você aumente a distância dele e teste a resposta dele ao comando.

Assim, você pode ir educando ele a esperar cada vez mais para apenas ir até você quando for chamado. E nem pense em inverter isso, você deve esperar pacientemente até ele vir. Se você se levantar e ir na direção dele, será como andar para trás no seu progresso. Utilize petiscos como atrativos e até como recompensas, para estimular que ele venha quando ouvir a sua palavra de ordem.

Treino de "fica" para ensinar recall
Ensinar seu cão a “ficar” é fundamental para ensiná-lo a “vir”

Assim, com paciência e persistência, você aos poucos poderá treinar seu pet para vir até você em qualquer situação. Você pode começar a criar situações e testar no dia a dia, em casa, durante passeios e em outras situações. Quanto melhor forem as respostas dele, melhor será a indicação de que ele irá lhe obedecer mesmo em emergências.

E claro, depois de muito treino e repetição, seu cãozinho vai precisar descansar tranquilo. E não vai ter recall melhor que correr pra uma caminha da Ridelf para recarregar todas as energias! Acesse nossa loja virtual e encontre todos os produtos que temos para o melhor bem-estar de seu cãozinho.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s