Adotei um cachorrinho, e agora? Como receber um novo pet em seu lar

Adotei um cachorrinho, e agora? Como receber um novo pet em seu lar

Se você recebeu um cachorrinho em seu lar e está preocupado em como dar os devidos cuidados a ele, queremos lhe tranquilizar. Em um primeiro momento, pode parecer muita coisa para fazer, mas com responsabilidade e coração aberto, você e sua casa podem se preparar para dar as melhores condições para o cãozinho que chegou agora.

E para lhe ajudar, preparamos essa publicação, especial para quem está cheio de dúvidas sobre como cuidar de seu cãozinho, e procurando dicas de como fazer com que tudo ocorra bem nessa adaptação. Além disso, queremos ajudar a descobrir o que é preciso comprar e fazer nesse processo de recebimento e acolhimento ao pet.

O que fazer ao adotar um cachorro

O que fazer ao adotar um cachorro

Primeiras visitas ao veterinário

Inevitavelmente, a primeira coisa a ser feita após receber o cãozinho em seu lar é levá-lo ao veterinário. Isso deve se tornar rotina, inclusive, com visitas anuais para conferir a saúde de seu cãozinho. Mas a primeira visita é de ainda maior importância, já que é possível diagnosticar doenças genéticas e até descobrir pré-disposições que possam afetar a vida do cãozinho.

Por isso, é de grande importância levar o pet logo nas primeiras semanas, para receber as melhores orientações do médico veterinário de confiança e também acostumar o cãozinho com o ambiente da clínica.

Vacine o seu pet

Um detalhe que merece atenção a parte é a vacinação, que acompanha os hábitos de levar o cãozinho ao veterinário. A frase “vacinas salvam vidas” se popularizou entre nós, humanos, nos últimos tempos, mas ela também se aplica para os pets.

A partir do 45º dia de vida, os cachorrinhos já podem – e devem – ser vacinados, para garantir uma vida mais saudável e livre de complicações. As vacinas múltiplas são as primeiras a serem aplicadas, entre 6 e 12 meses de vida, além da antirrábica, que protege seu peludinho da raiva a partir da 16ª semana.

Com o médico veterinário você poderá descobrir mais sobre a importância de cada vacina, além de definir um calendário vacinal para seu pet, retornando anualmente para manter todas as vacinas em dia.

Informe-se sobre a castração

Outra decisão importante a ser tomada no começo da vida de seu pet em seu lar é a respeito da castração. Para quem deseja ter um cãozinho menos agitado, ansioso e territorialista, além de não ter intenções de ter crias, é a decisão mais sensata e recomendada por profissionais.

É recomendado conversar sobre o assunto com o médico veterinário de sua confiança, para saber como melhor proceder com esse assunto, que é realmente delicado e merece sua atenção.

Defina a melhor opção de ração para seu cãozinho

Além de tudo isso, o veterinário de seu cãozinho ainda pode ajudar na escolha da ração que será consumida por ele. Avaliando a saúde e peso de seu pet, ele poderá indicar produtos de ótima qualidade e que atendam as necessidades do corpinho de seu peludinho.

A escolha da ração é de grande importância no que diz respeito a manter a saúde de seu pet, ajudando em diversos aspectos como evitar alergias, queda de pelos e até ganho de peso. Mesmo se a opção indicada ficar acima de seu orçamento, é possível encontrar alternativas que possuam a mesma base de ingredientes selecionados, como a proteína recomendada pelo veterinário.

Dicas e cuidados após já estar acostumado com o pet novo

Dicas e cuidados após já estar acostumado com o pet novo

Crie rotinas com seu pet

Cachorros são bichinhos de hábitos, e se acostumam muito fáceis a rotinas. Se você definir que irá sair três vezes ao dia e dar comida no almoço e na janta, rapidamente ele estará adaptado e inclusive estará esperando que você cumpra com o “combinado”.

Inclusive, é de grande importância você criar essa rotina de passeios, já que protege e reforça a saúde mental e física de pet e dono. Então trate de adotar esse costume desde o começo.

Deixe seu pet sempre limpinho e cheiroso

Os hábitos de higiene começam desde o momento que retornam após um passeio, limpando as patinhas quando chegar da rua, até a rotina de banhos de acordo com a pelagem dele.

O que pode ser feito todo dia é uma boa escovação, e verificar com o banho e tosa de sua confiança com que frequência seu cãozinho deve tomar banho. Algumas raças podem tomar toda semana, especialmente se tiverem muito contato com a rua, enquanto outras devem tomar apenas a mensalmente, por causa de sua pelagem dupla e grossa.

Descubra as brincadeiras que ele mais gosta

Muitos cachorrinhos são criaturas cheias de energia e disposição, e se ele fizer parte dessa maioria, então é bom se preparar para dar atenção e se divertir pra valer com ele. Além de caminhadas, cãezinhos adoram brincar para gastar todas as suas energias do dia, e para isso eles contam com você.

Com tempo, você vai descobrir quais brinquedos seu pet dá mais atenção e quais brincadeiras entretêm ele da melhor forma. Então, nada como conhecer bem o seu peludinho e saber o que vai deixar ele mais feliz e entretido com você. Além disso, as brincadeiras reforçam o vínculo entre pet e dono, benéfico inclusive para estimular obediência e ensinar certos comandos.

Em caso de bagunça, adestre

Se o seu cachorrinho for do grupo dos arteiros, sendo quase sem controle, é preciso prestar atenção. Em alguns casos, pode até parecer fofinho e engraçadinho ele ter uma forte personalidade, mas em outros, é preciso tomar medidas para colocar limites nas travessuras dele.

Seja seguindo orientações ou contando diretamente com o serviço de um profissional, é importante que seu pet aprenda não apenas comandos básicos como sentar e ficar, mas também seja educado para evitar constrangimentos em público, evitando pular em cima de visitas ou de latir em excesso.

Compre caminhas e acessórios que combinem com ele

Compre caminhas e acessórios que combinem com ele

Além de tudo isso, é indispensável proporcionar conforto ao seu pet em todos os momentos, seja em casa descansando, na rua passeando com você ou curtindo ainda uma viagem inesquecível ao seu lado. E são nessas horas que a eterna amizade entre você e seu pet ganha o reforço da Ridelf!

Trabalhamos com linhas para o lar, para passeio e para viagens, sempre assegurando conforto elevado e luxo nos detalhes que diferenciam nossos produtos dos demais. Se você e seu pet prezam por bom gosto, então a escolha certa para a caminha, bolsa ou conjunto de coleira de seu pet tem marca: Ridelf! Acesse nosso site oficial e conheça nossas coleções.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s