Qual a diferença entre o envelhecimento do cachorro e do humano?

O envelhecimento é um processo natural e inevitável que todas as espécies experienciam de maneiras diferentes. A diferença entre o envelhecimento do cachorro e do humano é um assunto que gera muita curiosidade. Apesar de compartilharem algumas semelhanças no processo de envelhecimento, existem também algumas diferenças significativas entre o envelhecimento do cachorro e do humano. Neste blog, iremos explorar as principais diferenças entre o envelhecimento desses dois seres vivos.

Envelhecimento dos Cães

Os sinais de envelhecimento nos cães tendem a começar a surgir quando eles se tornam adultos, geralmente aos 7 anos de idade, e é normal que eles comecem a envelhecer a partir daí. No entanto, a taxa a qual eles envelhecem varia dependendo do tamanho e raça do cão. Por exemplo, os cães de tamanho grande como Labradores, Golden Retrievers e Pastores Alemães começam o processo de envelhecimento aos 6 anos. 

Enquanto isso, os cães de tamanho médio como Shih Tzus, Beagles e Pastores Australianos começam a envelhecer aos 7 ou 8 anos de idade. Por outro lado, os cães de pequeno porte como Dachshund e malteses tendem a começar a envelhecer aos 10 anos de idade. Mas, independentemente do tamanho e raça do cão, é importante observar e reconhecer os sinais de envelhecimento do cão precocemente, para fornecer a eles o cuidado e atenção de que precisam. 

Sinais de Envelhecimento

Os principais sinais de envelhecimento nos cães são a perda de habilidades, movimentos mais lentos e redução do apetite. Alguns dos sinais mais óbvios de envelhecimento são o menor interesse em brincar ou correr, a dificuldade em subir em cadeiras ou sofás, ou o menor interesse em recompensas, como petiscos. 

Além disso, alguns cães também podem apresentar sinais de dor ocasionados por artrite, assim como problemas cardíacos e respiratórios. Por último, muitos cães mais velhos também apresentam confusão mental, assim como mudanças no comportamento, como latidos descontrolados. 

Diferenças Entre o Envelhecimento do Cachorro e do Humano

Expectativa de Vida

A primeira diferença entre o envelhecimento do cachorro e do humano é a expectativa de vida. Em geral, a vida útil de um cachorro é muito menor do que a de um humano. Inclusive, você já deve ter ouvido aquela frase que afirma que um ano humano equivale a 7 para os doguinhos, né?

Isso se dá porque os cachorros geralmente vivem entre 10 e 13 anos, dependendo da raça, enquanto os humanos podem viver entre 70 e 100 anos ou mais. Portanto, os cachorros envelhecem muito mais rapidamente do que os humanos.

Taxa de Envelhecimento

A taxa de envelhecimento também é diferente entre cachorros e humanos. Enquanto os cãezinhos envelhecem mais rapidamente do que os humanos, eles também amadurecem mais rapidamente. 

Por exemplo, um cachorro de um ano, ou seja, que já viveu 10% de sua vida, é considerado um adulto jovem, enquanto um humano que tenha vivido 10% de sua vida ainda é uma criança. Isso significa que os cachorros experimentam um processo de envelhecimento mais acelerado e passam por várias fases da vida em um período mais curto de tempo do que os humanos.

Sintomas de Envelhecimento

Os sintomas de envelhecimento também são diferentes entre cachorros e humanos. Em geral, os humanos tendem a demonstrar sua idade avançada de forma aparente, com rugas, cabelos grisalhos e perda de cabelo, além de alguns problemas de saúde devido ao envelhecimento dos órgãos.  

Os cachorros, por outro lado, não demonstram de forma tão aparente (salvo cetas exceções), mas também experimentam sintomas como artrite, catarata, perda de audição e problemas dentários.

Mudanças de Comportamento

As mudanças de comportamento são outra diferença significativa entre o envelhecimento do cachorro e do humano. À medida que os humanos envelhecem, eles tendem a se tornar mais reservados e introspectivos, enquanto os cachorros podem se tornar mais agressivos ou mais dependentes de seus donos. 

Isso acontece devido às mudanças físicas, como a perda de audição ou visão, ou de mudanças hormonais, que podem afetar o comportamento. Por conta de condições como essas, eles se sentem menos seguros.  

Conclusão

Embora as diferenças entre o envelhecimento do cachorro e do humano sejam evidentes, é importante reconhecer que ambos os tipos de envelhecimento são complexos e merecem atenção. Por isso, é importante entender como o envelhecimento afeta seu cão, e quais cuidados devem ser tomados para garantir que o seu melhor amigo envelheça de forma saudável.


Deixe um comentário